O curso de nutrição da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com o Operário Ferroviário, realiza encontros quinzenais com atletas da categoria de base para conscientizar e implementar a boa alimentação dentro e fora do clube.
O projeto chamado de ‘’Hábitos alimentares e de saúde geral tênues fora de clube e suas implicações no desempenho de atletas de base do futebol’’, inclui atividades dinâmicas a fim de gerar interesse e a conscientização de forma natural e descontraída. Entre as programações estão previstas dinâmicas, rodas de conversa, questionário anônimo e a produção de um banner para exposição no clube.
A categoria sub-17 foi escolhida para participar das atividades por se tratar de uma idade de transição da adolescência para a vida adulta. Além disso, os atletas projetam carreira em um esporte que exige bom preparo físico, e com o projeto, a boa educação alimentar dos jogadores se mantém.
Gabriel Gibala, nutricionista do Operário, cita que as práticas nutricionais devem estar presentes no dia-a-dia do atleta. ‘’Fazemos o acompanhamento alimentar no clube, mas é importante que os atletas tenham cuidado também fora daqui. O projeto com o curso de nutrição fortalece a importância da boa alimentação para o alto rendimento’’, afirma Gibala.
A parceria entre as instituições reforça o compromisso do clube com a formação do atleta dentro e fora do campo. Dentre as atividades, já foram concluídos o questionário, roda de conversa e algumas dinâmicas.
–
Assessoria de Imprensa Operário Ferroviário Esporte Clube
Foto: Mel Pires